As atividades complementares, controladas pelo NAC (Núcleo de Atividades Complementares), reúnem um conjunto de atividades extracurriculares que serão cobradas do aluno para que obtenha o grau de bacharel em Sistemas de Informação. O objetivo aqui é estimular o aluno a buscar atividades que venham a complementar a sua formação. Para tanto, o aluno deverá realizar um mínimo de 60 horas de atividades complementares, em, pelo menos, 2 (dois) tipos de atividades distintas, que estarão sujeitas à aprovação da coordenação do curso. O cálculo da carga horária cumprida nessas atividades se baseará nas seguintes relações:

 

1.Participação em congressos, semanas da computação, seminários, mini-cursos e demais eventos que sejam da área de computação (1 hora para cada 1 hora de evento).

 

2.Publicações (30 horas por publicação).

 

3.Apresentação de trabalhos em congressos e demais eventos que sejam da área de computação (10 horas por trabalho apresentado).

 

4.Bolsa de iniciação científica e projetos de pesquisa (45 horas por projeto).

 

5.Monitoria (30 horas por monitoria).

 

6.Disciplinas extra-curriculares, ofertadas nos diversos cursos da Universidade, que ofereçam benefícios à formação de um profissional da área de Sistemas de Informação (30 horas por disciplina).

 

7.Atividades de apoio aos professores do curso, como participação em pesquisa, monitorias não remuneradas, desenvolvimento de aplicações, etc., desde que acompanhadas de planejamento (1 hora para cada 1 hora de atividade realizada).

 

8.Participação em atividades de extensão promovidas pela coordenação do curso (1 hora para cada 1 hora de atividade realizada).

 

9.Trabalhos voluntários em instituições culturais, filantrópicas ou de ensino, desde que acompanhados de planejamento (1 hora para cada 2 horas de atividade realizada).

 

10.Estágio profissional extracurricular (30 horas por estágio).

 

11.Outros. Certificados avaliados a critério do Colegiado de Coordenação Didática do Curso.

 

Somente serão consideradas para cálculo as atividades que forem desenvolvidas pelo aluno após o seu ingresso no Curso.