Sobre a Extensão

Extensão no Curso de Sistemas de Informação Desde o segundo semestre de 2002, o curso de Sistemas de Informação da PUC Minas Arcos conta com o Núcleo de Extensão (NEXT).

 

Refletindo a rica história de atuação da PUC Minas na política extensionista e o seu compromisso com a sociedade, o NEXT tem por objetivo promover a extensão universitária no contexto do Curso de Sistemas de Informação, atingindo uma maior integração entre universidade e comunidade.

 

No Curso de Sistemas de Informação, o Núcleo de Extensão deve atuar em duas frentes: levar o conhecimento à comunidade e possibilitar ao aluno realizar atividades extra-classe que contribuam para seu crescimento acadêmico, profissional e pessoal.

 

O Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas Arcos conta com um corpo docente capacitado a elaborar e organizar várias atividades envolvendo informática ou tecnologia da informação que podem ser de interesse da comunidade local. Assim sendo, segundo nossa proposta, há duas maneiras de viabilizar o acontecimento dessas atividades.

 

A primeira é a partir do interesse externo em algum evento já elaborado e disponibilizado pelo Curso de Sistemas de Informação, como, por exemplo, o curso de introdução à micro-informática. Para isso, o Curso contará com projetos, cursos ou atividades similares já montados pelo seu corpo docente, com envolvimento dos professores e alunos. O atendimento ao interessado pode se dar quase que imediatamente, uma vez que já se encontrarão disponíveis planos de ensino, material de apoio e instrutores capacitados para a condução das atividades. O interessado deverá entrar em contato com a Coordenação do Curso manifestando o desejo de viabilizar a execução de uma edição da atividade, ressaltando que ela deve acontecer preferencialmente na forma de parceria, com contrapartida do agente interessado, seja colaborando com estrutura física, logística ou outros. Os instrutores serão preferencialmente designados entre estudantes em graduação em Sistemas de Informação, havendo também acompanhamento de um professor responsável.

 

A segunda maneira é a partir da proposição de uma atividade ainda não disponibilizada pelo Curso. Neste caso, a parte interessada deve procurar a Coordenação do Curso com sua proposta. Haverá, então, um processo de avaliação da possibilidade de realização da atividade pelas instâncias competentes dentro do campus, estando sua execução condicionada à aprovação. Assim, atividades desse tipo podem levar um tempo maior para serem viabilizadas.